Dia Internacional da Alimentação

Cartaz do Evento

Dia Internacional da Alimentação // 16.Out.2022

Rodas de Conversa de verdade e de verdades que proporcionaram frutos saudáveis.
Três Rodas distintas no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. Cada Roda com cerca de dez pessoas distribuídas consoante escolha, logo à entrada do Auditório, de uma cebola, um chuchu ou um limão.
Sem conhecimento, as pessoas escolhiam um destes três alimentos e, cada um deles, levar-lhes-ia a uma respectiva Mesa.
Cada mesa possuía um Facilitador e um subtema à Conversa:

  • A “Mesa Cebola” tinha como subtema, as hortas comunitárias, tendo sido apresentadas aos presentes, a horta da Quinta Musas da Fontinha e a horta entre os bairros do Cerco do Porto, Falcão e Lagarteiro – o Projeto Urbinat.
  • A “Mesa Limão” tinha como subtema, a AMAP, tendo sido apresentado o Projeto AMAP que visa não só uma alimentação saudável, como também o respeito pelos produtores, pela terra, pela economia de proximidade, preços justos e intercâmbio entre os produtores e os consumidores, não esquecendo que os consumidores também são produtores.
  • A “Mesa Chuchu” tinha como subtema, a reintrodução da bolota na alimentação humana, tendo sido apresentado todos os potenciais alimentares da bolota, assim como a consciencialização de que seu consumo acarretará na preservação das florestas autóctones, evitando desperdícios e auxiliando socialmente à medida que atualmente, devido às políticas  externas europeias, os europeus estão a viverem uma fase inflacionária e com alguma escassez de alimentos, nomeadamente de cereais.
    Após mais de 90 minutos de Conversa salubre, apetite de saber, ingestão de conhecimentos, passamos à digestão dos assuntos abordados em cada mesa. Esta digestão biológica foi feita através da dissipação de energia com porta-vozes de cada Mesa a dar conhecimento a todos os presentes, acerca dos pontos relevantes que careciam ser compartilhados.
    Passada cerca de uma hora, o Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã tomou a palavra e foi aplaudido pelo apoio à iniciativa.
    Com a mente e o espírito alimentados, passamos à degustação de alimentos amigos, alimentos esses trazidos pelos Participantes e para os Participantes da Roda de Conversa.
    Mesas fartas, convívios fraternos, estômagos cheios e como se diz o ditado: “Barriga cheia, companhia desfeita”, o evento findou já próximo das 20h.
    O coletivo A Soalheira com o apoio da Junta de Freguesia de Campanhã, do BIOPORTO, do Espaço Musas, da AMAP e da Confraria Ibérica da Bolota, plantou uma semente no Dia Mundial da Alimentação, esta semente germinará e a cada ano, neste dia, dará um novo fruto, mostrando a todos que a Mãe Terra alimenta seus filhos como sempre alimentou, basta termos sinergia e trabalharmos em conjunto… Haveremos de ter sempre alimentos para podermos coabitar neste imenso planeta que nos acolheu.